Notícias e Manual Básico de Etiqueta

Olá pessoal,
ando meio sumida do blog, atualmente estou de 36 semanas, porém a ultrassom que fiz hoje acusou 38 semanas, ou seja, reta final. Se a Sarah nascesse hoje ela poderia fazê-lo numa boa.

Navegando pela internet achei um artigo show do site Trocando Fraldas que dá dicas de etiqueta para a visita ao recém nascido.
Abaixo coloco o artigo:

Visitas ao Recém Nascido – Manual Básico de Etiqueta


Claro que a chegada de um bebê é um momento lindo, mas ao ganhar bebê a mulher fica cansada, o parto seja ele qual for, cesárea ou parto normal deixa a mais nova mamãe mais a fim de descansar. Sem mencionar que curtir o bebê e conhecer quem morou dentro do ventre por 9 meses é tudo de bom! O momento mágico é tão intenso que pode pegar de jeito o papai, os avós, os titios e os amigos. Mas saiba que há regrinhas para conhecer o novo membro da família e esse serzinho que acabou de chegar ao mundo.
Regras de etiqueta que são indispensáveis no pós parto e também para segurança do novo bebê. Quer saber quais são? Então veja só!

  • Se você quer conhecer o bebê, seja por afinidade com os pais ou por amor mesmo, então o faça com um certo tempo depois do parto, ou seja, se você quer ir a maternidade e não foi convidado a tal, então segure a onda, não se ofereça! Para algumas mamães, receber visitas na maternidade não é uma coisa legal, ainda mais se você for com o marido junto, é um momento muito desgastante e de adaptação. Então se tiver intimidade o suficiente, pergunte quando poderá fazer a visita.
  • Nunca, em hipótese nenhuma vá à casa de uma parturiente e seu recém-nascido com algum tipo de doença que possa contagiar, como gripe, virose, conjuntivite etc. Preservar a saúde da mamãe e também evitar contato dessas doenças para o recém-nascido que ainda não tem imunidade é essencial.
  • Se você não tem muito costume ou intimidade o suficiente com a mamãe e o papai então não peça para pegar o bebê, espere que ela ofereça. E saiba que mesmo que já tenha tomado banho é necessário lavar as mãos sempre antes de pegar a criança. Evite beijar a criança e também ficar pegando nas mãos do bebê.
  • A visita tem q ser a mais breve possível, eu sei que é muito gostoso um recém-nascido, mas nesses casos tem mesmo que ser breve. Então nada de ir esperando passar o dia, almoço, lanche e jantar ok? Ah e sempre ligue e marque um dia ou avise quando poderá ir.
  • Leve um agrado para o bebê, mesmo que já tenha dado algo antes ou no chá de bebê, é de bom tom e a mamãe vai ficar superfeliz.
  • Evite ir acompanhada de algum homem desconhecido para a mamãe pode ser desconfortável e constrangedor, normalmente no pós parto imediato a mamãe fica de pijama ou camisola mesmo se for em casa, então se for um namorado novo, ou mesmo um primo ou seu irmão seu deixe-o em casa.
  • As mamadas são um momento intimo para mamãe e bebê então evite ficar quando for hora do bebê mamar, deixe-os sozinhos.
  • Crianças… ai, esse é o problema, se for visitar uma recém mamãe, o ideal é ligar e perguntar se a criança pode ir, e se a criança for daquelas peraltas e não tiver com quem deixar, então deixe para fazer a visita outra hora, quando tiver alguém para ficar com a criança.
  • Perfume forte é o ó! Rs pode irritar a mucosa sensível do bebê então prefira não usar. E se você fuma evite antes da visita.
  • Lembrancinhas, nada de encher a mão na hora de ir embora! normalmente a mamãe faz mesmo para as primeiras visitas e sempre é um numero limitado de 1 por pessoa, a não ser que a anfitriã dê alguma a mais na sua mão ou insista para pegar mais quando é um doce ou algo assim e mesmo assim não exagere.

O que evitar de dizer a uma grávida.

Ouvimos cada coisa das pessoas quando estamos grávidas. A impressão é que, de certa forma, a gente vira um patrimônio público onde qualquer um pode dar palpite. Inclusive gente que nunca passou por isso...
As pessoas muitas vezes acham que estão ajudando e fazem com carinho, mas as vezes enche um pouco, principalmente quando são coisas negativas, essas eu dificilmente me seguro em dar uma boa resposta: "Na boa, eu não quero saber disso."
Abaixo coloquei uma imagem bem legal com as 21 coisas que deve-se evitar dizer a uma grávida, seja pq é coisa negativa ou simplesmente chata mesmo. E acrescentei mais algumas coisas que andei ouvindo das pessoas...


22- Nossa que barriga enorme! Tá esperando gêmeos?
23- Vixi, você é tão magra que seu bebê não vai ter passagem.
24- Tal pesquisa mostra que tal coisa faz mal para você ou ao bebê.
25- Coma bastante para esse bebê não ficar desnutrido.
26- Seu peito é tão pequeno, será que vc vai ter leite? É melhor já deixar a fórmula comprada...
27- Vc sabe que o lado x da família tem tal doença e que o lado Y tem tal doença e que sua bb pode nascer com isso assim ou isso assado...
E para fechar com chave de ouro:
27- Você escolheu esse hospital? A amiga da amiga da prima da minha tia disse que uma conhecida morreu naquela maternidade...

Vídeo de barriga de 33 semanas!

Olá amigos, esse é o vídeo da minha barriga de 33 semanas, vejam como a minha filhota pula quando conversamos com ela :D


10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido

A Sarah ainda não chegou, mas estamos na reta final, a barriguinha de oito meses começa a cobrar atenção e descanso. Nessas minhas andanças pela internet achei um artigo muito legal sobre os cuidados com o recém nascido e eu, como mamãe de primeira viagem, não deixo nunca de me interessar, pois as dúvidas são tantas! Mesmo com o curso de maternidade não é suficiente, é tanta informação que a gente se esquece, pois bem, vou transcrever o artigo maravilhoso da página SITE DA MAMÂE escrito em 2013:

10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido


1.Manchas na Pele

A pele do bebê recém-nascido é bem macia e sensível, mas às vezes podem ter algumas manchas que muitas vezes podem parecer alarmantes para os pais. Pontos mais vermelhos que podem estar presentes na pele do bebê recém nascido na maioria das vezes vão clareando ou sumindo conforme o bebê chega aos 2 anos de idade. Meu filho mais novo teve algumas manchas avermelhadas atrás da nuca, mas foi sumindo conforme os meses, e agora que ele está com 1 aninho já está bem clarinha quase não aparece mais.
Também pode haver uma erupção vermelha com pequenas saliências nas dobras do pescoço ou atrás das orelhas do bebê, onde a pele do bebê fica úmida. Podem aparecer áspero ao toque, como uma lixa, Nestes casos lave bem a pele com água corrente fria e não esfregue quando seca-lo. Você pode colocar um pouco de amido ou talco para evitar a umidade da pele.
Se você estiver preocupada com qualquer erupção cutânea ou se o seu bebê está doente ou com febre, leve ao pediatra. A prevenção é sempre melhor que remediar!

2.Acne

O bebê recém-nascido pode ter erupções conhecidas como acne brancas no nariz, queixo ou bochechas com freqüência. Estas acnes geralmente vão embora por conta própria, Isto ocorre devido ao efeito de hormônios maternos que ainda estão circulando no sangue do bebê.
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém nascido

3.Dermatite Seborreica

A Dermatite Seborreica é muito comuns em bebês, aparece como pele escamosa que formam crostas amarelas ou brancas na cabeça do bebê. Também podem aparecer em bebês recém-nascidos nas orelhas, sobrancelhas, pálpebras, ou até mesmo nas axilas.
Não é contagiosa, e provavelmente não vai incomodar seu bebê recém-nascido. Para limpar, use uma bola de algodão embebido com óleo de amêndoas e esfregue com cuidado até sair. Fique atenta na hora de lavar o cabelinho do seu filho, se você está tirando totalmente a espuma do xampu, resíduos de sabão pode provocar ainda mais a dermatite seborreica. Existem casos de dermatite seborreica avançada que é necessário usar algum tipo de xampu dermatológico indicado pelo dermatologista infantil.

4.Perda de peso do bebê recém-nascido

O bebê recém-nascido perde entre 10 a 12% do peso durante os primeiros dias de vida, Após algumas semanas logo após o nascimento o bebê volta a ganhar peso novamente, o esperado é ganhar de 120 a 200 gramas por semana durante as primeiras semanas, e depois entre 500 e 800 gramas por mês durante os primeiros seis meses.
Não se preocupe com a perda de peso nos primeiros dias, os bebês nascem com bastante líquidos e gordura para sobreviver até que eles ganhem rotina de alimentação regular.Verifique com seu o pediatra sobre qualquer dúvida que você estiver referente a amamentação e como amamentar o seu bebê corretamente.

5.Amamentando o bebê recém-nascido corretamente

Muitos bebês precisam de ajuda em amamentar corretamente , logo após o nascimento. Uma dica importante é levar a boca do bebê ao peito e verificar se a boca do bebê pegou toda a aureola do seio da mamãe. Você pode sentir dor no início da amamentação, mas deve melhorar depois de alguns dias. Aproveite para ler um artigo que fiz falando mais sobre a amamentação. Caso você perceba que a sucção do bebê não está sendo correta, converse com o seu médico para ver se ele pode estar complementando a amamentação do bebê com leite artificial.

6.Fezes escuras

As primeiras fezes do bebê são verde escuro, preto e grosso, mas depois disso, a cor das fezes do bebê devem ficar verde amarelado. Se o bebê for amamentado exclusivamente no seio, suas fezes serão mostarda clara ou amarela, se for amamentado com leite artificial, provavelmente serão mais escuras. Caso as fezes fiquem duras e com a cor mais escura provavelmente seu bebê pode estar ressecado, neste caso ofereça água nos intervalos das mamadas, meus dois filhos tiveram problemas de ficarem ressecado e a água no intervalo das mamadas foi um grande aliado para solucionar este problema.

7.Moleira (fontanela) incha ou afunda quando o bebê chora

A moleira do bebê assusta muitas mamães, e realmente é bastante sensível, mas não é algo para a mãe ficar desesperada, aproveite e leia um artigo que fiz falando mais sobre as moleiras do bebê. É normal quando o bebê chora a moleira afundar ou inchar.
Mas é importante reparar quando o bebê está mais calmo ou dormindo se a moleira está muito funda, caso estiver o bebê pode estar desidratado e é importante a consulta com o pediatra para fazer as avaliações necessárias. A moleira desaparece cerca de seis meses, e se fecha totalmente entre 12 e 18 meses.
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém nascido

8.Assaduras e alergias causadas pelo uso da fralda

A verdade é uma só quase todos os bebês têm assaduras em algum momento, geralmente ocorre com mais freqüência entre 4 e 15 meses, e é mais aparente quando os bebês começam a comer alimentos sólidos.
As causas mais comuns de assaduras são: fraldas sujas ou muito apertadas, fezes freqüentes, uso de antibióticos e alergia ao calor. As soluções incluem: mudança de fraldas com freqüência, escolha marcas que tenha uma boa ventilação e nunca aperte demais o fecho da fralda para evitar as assaduras e alergias, use creme de assaduras de qualidade e que contenham em sua composição a nistatina que ajuda a tratar e prevenir as assaduras.

9.Pele amarelada (mais conhecida como icterícia)

Meus dois filhos tiveram icterícia quando nasceram, ficaram com os olhos e corpinho amarelado, isso é comum em recém-nascido. O que eu fiz é sempre na parte da manhã antes do sol das 11 horas, deixar meu filho aproximadamente 20 minutos tomando sol em todo o corpo somente de fralda, na frente e de bruços também. E na parte da tarde também no sol das 15 e 16 da tarde que é bem suave. Com esse procedimento a icterícia dos meus filhos sumiram em 5 dias. Se o amarelidão não passar e se alastrar leve seu filho ao pediatra imediatamente. Se quiser saber mais detalhes sobre a icterícia leia o meu artigo falando mais sobre esse assunto: Icterícia no bebê

10.Umbigo do bebê

O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.
A mamãe deve elevar o coto umbilical suavemente e com um chumaço ou uma haste de algodão deve limpar bem a base onde o coto se insere na barriga. Retire qualquer secreção que lá esteja e enquanto o algodão sair escuro, repita a limpeza com novo algodão. Utilize uma gaze para secar caso o coto fique molhado em excesso. Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro.
Durante os cuidados, o bebê pode chorar, mas não se preocupe. O bebê não chora de dor, chora pelo incômodo da temperatura fria do álcool.
Um bebê recém-nascido realmente é bastante sensível e pode dar medo para algumas mães, mas com muito amor, carinho e dedicação esses medos logos são tirado de letra, e a mamãe se torna a cada dia mais experiente e superprotetora com o seu filho.
facebook twitter

LAURA DINIZ CAMARGO

Artesã, designer no segmento infantil e blogueira, fundadora da empresa de lembrancinhas artesanais Cheirinho Gostoso. Ama seu esposo que é o seu grande companheiro e amigo, e o fruto dessa união nasceram 2 filhos lindos o Erick e o Patrick. Dedica as suas experiências como mãe e compartilha dicas e conteúdo de qualidade no Site da Mamãe. 

Barriga alta e barriga baixa. O que significa?

São muitas as dúvidas na gravidez e a minha neste momento é sobre a posição da barriga, pois já vi muitas mulheres com a barriga super baixa e me pintou a curiosidade. Pesquisando, encontrei o texto abaixo do site A gravidez:


A altura da barriga é sinônimo da proximidade ou distância do momento do parto, uma informação bastante relevante.

A barriga “baixa” ou descaída deve-se ao fato de o bebê se ter colocado em posição para o nascimento – a posição cefálica, sendo que o tão esperado acontecimento é iminente. No entanto, se a barriga não estiver ainda “descaída”  significa que o momento do parto ainda está longe.

Nas primíparas (mães pela primeira vez) ou mães de primeira viagem, a barriga permanece elevada durante mais tempo que no caso das mulheres que já passaram por outras gestações, podendo aguentar-se assim até quatro semanas antes do parto.

Quando o bebê já se encontra instalado na bacia (ou zona pélvica), se você colocar as mãos um pouco acima da púbis notará a cabeça do seu filho.

Outra prova dessa queda da barriga é o espaço que se cria abaixo dos seios. Entre os seios e o começo da barriga  deve caber uma mão. Você notará bem essa mudança, sentindo agora que consegue respirar e digerir  melhor.

Preparando a malinha da bebê

Em breve completo oito meses de gravidez e achei por bem começar a preparar a malinha de maternidade  com as minhas coisas e com as coisinhas da Sarah, conforme a lista que o hospital me passou:

  • 6 macacões
  • 6 conjuntos mijãozinho e body
  • 3 pares de meias
  • 1 manta e 1 cobertor
  • Saída do bebê
  • 2 toalhas de banho para o bebê
  • Fraldas Descartáveis
  • Shampoo, condicionador, sabonete (Neutro), cotonetes e algodão em bola.


A Mamãe não deve esquecer-se de trazer para ela: 
1 Camisola com abertura na frente, de preferência própria para amamentação discreta e longa 
2 Penhoir discreto e longo 
3 Soutien de preferência próprio para amamentação, cinta elástica, chinelos antiderrapantes e confortáveis 
4 Absorvente Higiênico 
5 Kit para higiene pessoal (Creme dental, escova de dente, Shampoo, Condicionador e Sabonete). 


Resolvi ler sobre as melhores maneira de organizar a malinha do bebê e achei uma dica muito legal que acabei seguindo e gostei. Dependendo da maternidade que escolher, vai ser uma lista de coisas diferente a se levar.
Já separei tudo o que vamos precisar.
As roupinhas do bebê foram separadas em 6 saquinhos, cada saquinho com uma muda de roupas para o uso diário e marcadas em ordem numérica para o uso, no meu caso separei em cada um: um macacão, um body e uma calça mijão, dependendo da temperatura do dia vamos escolher entre o macacão ou o conjuntinho de body e mijão. Além dos seis saquinhos também separei mais um contendo a saída de maternidade (um macacão e um conjuntinho pagão), além de outras coisas que são pedidas na lista lá em cima. A malinha da Sarah está pronta e bem organizada. A minha bolsa também, agora só falta a do papai, já que ele vai ficar comigo, vai ter que levar uma muda de roupa e utensílios de higiene.


Está chegando a hora e estamos em contagem regressiva...


Coisas chatas da gravidez que ninguém te conta



Tem tanta coisa que acontece com a gente durante as várias fases da gestação que faz a gente ficar chateada com aquele dizer que a gravidez é um estado maravilhoso, porque nos faz perguntar, será que é só eu que estou achando tudo isso um porre? Tem algumas coisas legais, a barriguinha crescendo, o bebê mexendo e interagindo com os sons a sua volta, a atenção dos entes queridos, os cuidados das pessoas, ir a feira com barrigão é uma delícia, principalmente na hora de chorar um descontinho sobre o pretexto de estar com desejo disso ou daquilo. Mas, infelizmente tem muitas, mas muitas coisas que são um verdadeiro pé no saco e que muitas vezes ninguém te conta, vamos a elas...

Enjoos - Dizem ser um bom sinal tê-los, pois são os hormônios agindo, mas que são um porre, ah isso são, mas o pior é que quando não o temos ficamos preocupadas se está tudo bem com o bebê.

Azia -  Aiai, essa persiste por muito e muito tempo, é um dos sintomas que ficam presentes na maior parte da gestação, mas não é uma azia igual aquela que você já sentiu antes, ela é mais fraca, mas mega persistente.

Refluxo - Pode acontecer com algumas mulheres a partir do sétimo mês de gravidez depois de se alimentarem, por isso a recomendação de comer tudo de maneira fracionada, se vc ainda estiver com fome logo depois de comer e quiser repetir um prato, nem pense em fazer isso imediatamente, espere uns minutinhos para fazê-lo, pois barriga muito cheia é igual a uma boa dose de comida querendo subir principalmente na hora de arrotar.

Intestino preguiçoso -  vai ser uma constante na sua vida, comer comidas com fibras e beber muita água ajuda, mas não resolve 100%.

Gases -  sem comentários, você vai tê-los e inevitavelmente vai se sentir mal por segurá-los, uma dica, não segure, vá num banheiro sempre que precisar.

Alteração do paladar - você vai deixar de comer certas coisas que antes amava, se prepare.

Desejos -  algumas mulheres tem, outras não. algumas sentem vontade de comer alguma coisa normal, outras sentem vontade de comer coisas bizarras, como tijolo, terra, sabão e por aí vai, torça para não ter a infelicidade de ter vontade de comer coisas bizarras com gosto de terra e se tiver vontade de comer, substitua por uma boa beterraba. Nada de realizar desejos bizarros, pode ser prejudicial para o bebê.

Dores abdominais -  extremamente normais durante toda a gravidez, só não pode ser insuportáveis, na medida que a barriga vai ficando grande e o bebê pesadinho, você costuma senti-las com frequência quando vai dormir, quando está sentada, quando está de pé, ou seja o tempo quase todo, uma boa maneira de aliviá-las é não ficar na mesma posição por muito tempo. Ah, sabe quando a barriga começa a ficar mega dura? Isso começa geralmente no final do 5º mês e são as contrações de treinamento, geralmente antes delas ocorrerem o bebê dá uns belos pulos (mas não é regra), essas contrações não são doloridas, a não ser que você esteja com a bexiga cheia. Para aliviá-las, basta mudar de posição e massagear a barriga com carinho.

Vulva alterada -  é, o corpo da gente é bem inteligente, além de lançar contrações de preparações, ele prepara a nossa área íntima, fica tudo diferente, maior, mais inchada, se você é mega sensível nem pense em por um espelho lá embaixo para olhar...

Hemorroidas - sim, ela pode aparecer, mas não tão intensa como a própria doença, é diferente, menos forte, mas você percebe, seu marido percebe, evite fazer muita força na hora de fazer o número dois senão a coisa pode piorar.

Inchaço nas pernas - pode ser uma constante ou não, dependo do quanto você fica em pé ou sentada parada numa cadeira. Para evitá-las ou anemizá-las procure não ficar em pé muito tempo ou se estiver sentada, procure arranjar algo para esticar as pernas. O uso de meias especiais também ajudam bastante a aliviar o inchaço, evite usar salto alto.

Os pés ficarão maiores - pouca coisa é claro, mas aquele sapatinho que já pegava nos dedos vai pegar muito mais, tem gente que tem até que usar um calçado com número maior. sapatilhas dessas bem moles são uma salvação nessa hora.

Emoções alteradas - sim, você vai chorar mais, se irritar mais, ficar com mais caramiolas na cabeça.

Libido alterada - você vai ter alterações na libido, agora se vai aumentar ou diminuir, isso vai de cada mulher. Geralmente diminui, principalmente no final da gravidez, mega chato na hora "H" a barriga ficar pulando, fora as posições a maioria é incômoda.

Diferença no jeito de andar -  quanto maior a barriga mais você vai ter a necessidade de andar de maneira engraçada, como dizem alguns, igual a uma pata choca, o centro de gravidade da mulher muda na gravidez e tentar andar direitinho com o se ainda fosse aquela pessoa sem a tal barriguinha pode te fazer cair de cara no chão.

Não enxergar mais lá embaixo - é, diga adeus a visão da área baixa de sua virilha, depois do sexto mês você não irá mais vê-a da maneira normal, só com um auxílio de um espelho, se depilar vai virar uma aventura.

Manchas na pele - Uma coisa inevitável, por conta dos hormônios que aumentam a quantidade de melanina na pele. As manchas podem ser prevenidas com o uso de filtro solar.

Estrias na barriga - se você não tiver engordado demais durante a gravidez, pode ser que elas nem apareçam, mas é bom prevenir o seu surgimento, use óleo de amêndoas ou pomada contra assaduras do tipo da bepantol.


Alteração na percepção do que está a sua volta - você pode ficar mais distraída e perder a atenção em conversas, filmes, essas coisas, mas sobre o que está a sua volta, sua atenção vai redobrar e sempre que puder vai ficar com a mão sobre a barriga, principalmente numa rua movimentada, a sua atenção vai estar voltada em proteger o seu bebê. Muita gente se pergunta se isso não prejudica a condução de uma carro, digo que não, mas isso depende muito de cada mulher, se vc não se sentir segura para dirigir, não dirija.

Isso tudo está acontecendo até o final do sétimo mês de gravidez, no oitavo e no nono mês algumas coisas podem ficar diferentes, mas isso é matéria para outro post, preciso esperar chegar nestes meses para comprovar algumas coisas e citar outras.
Nem todas essas coisas que estão descritas foram sintomas que sofri, mas digo que 80% deles sinto na pele até hoje.

Espere que seja de alguma utilidade, deixe um comentário dando a sua opinião :)
Até mais ^.~

Seguidores

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Instagram

Andy e Sarah Macetes de mãe Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados