Foco na rotina saudável!
-
Sempre escutei falar que após algum tempo fazendo a mesma coisa, qualquer
coisa, viraria rotina... Pois bem, mesmo minha nutricionista não me
aconselha...
Nascimento e Primeiro mês
Olá pessoal,
Andei bem ausente do blog, por conta do nascimento da pequena.
Vou contar um pouco do que aconteceu e o que senti.
Dia 05/11/14 fui fazer mais uma ultrassom, nela pude ver que minha bebê estava na posição correta para nascer e já encaixada. Eu estava com 36 semanas e 2 dias, mas a bendita da ultrassom já acusava 38 semanas e 4 dias, o que me deixou bem preocupada.
Saí da clínica e uma enfermeira me acompanhou no elevador e lá conversamos, ela tinha perdido o bebê recentemente, entrara em trabalho de parto com apenas 20 semanas e não conseguiram salvar o bebê, fiquei triste por ela, do nada senti um pequeno incômodo, uma pressão na pélvis junto de uma pequena coceira, comentei com ela e ela me falou: Será que você não está em trabalho de parto?
Fiquei com a pulga atrás da orelha e logo desencanei, pois ainda faltaria um mês para isso acontecer, meu pai estava me esperando e resolvemos almoçar num restaurante da igreja que ficava na rua da clínica, comi bem, mas fiquei bem cansada depois, andamos bastante, pois o carro estava longe, estacionamo num hipermercado. Naquele dia especialmente não quis dirigir, eu já tinha feito na véspera e me senti bem incomodada. Meu pai dirigiu.
Chegamos em casa umas 14hs e resolvi tirar um cochilo, na verdade, passei a gravidez quase inteira em repouso, por conta do útero bicorno. A noite meu marido chegou do trabalho mais tarde do que o normal e meio que insisti para que ele cantasse como sempre fazia para o bebê ouvir da barriga.
E assim ele fez, após acabar de cantar, senti um mega chute da Sarah, como se fosse no pé do meu estômago, e na mesma hora uma mega pressão lá embaixo seguida de um barulho engraçado, meio que quando a gente abre garrafa de champanhe, era a bolsa estourando. Corri para o telefone e já liguei para o meu pai, eram dez e vinte da noite, fui tomar banho e saí do chuveiro batendo o queixo, como se o calor tivesse abandonando o meu corpo.
Juntamos as malinhas minha e da Sarah e rumamos ao hospital, chegando lá fui prontamente atendida e levada ao pré-parto, odiei cada exame de toque, eles queriam saber se eu estava com dilatação e estava a zero, se não dilatasse eles iriam induzir o parto dia 6/11 as 7 da manhã.
Sete da manhã e apenas um dedo de dilatação, sem qualquer dor, apenas sentindo a barriga ficar dura a cada 15 minutos. Colocaram o soro com ocitocina e a coisa foi mudando de figura, a cada meia hora eu senti as contrações mais fortes, me colocaram para tomar banho a fim de ajudar a dilatar mais rápido, o que realmente ajudou. Voltei para a cama e 12h15 senti Sarah coroando, aí sim a dor foi ficando mega forte mas não insuportável, levei uma anestesia local e Sarah nasceu num dia lindo de sol às 12h30, com 46cm e 2,460kg. . Levaram ela para exames e eu fiquei esperando-a no quarto por umas seis horas, eu tava mega mal, pois perdi muito sangue, e estava anêmica, quando Sarah finalmente chegou foi uma mistura de emoções. Ganhamos alta dia 10/11. Gostei do hospital, apesar de ter que bater o pé com Deus e o mundo pelo meu parto normal, e apesar de o tempo todo haver uma enfermeira para me dizer: Que coragem hein, dizem que dói muito, se prepara.
Doeu, mas nada insuportável.
E hoje, um mês depois, digo que ainda estamos nos conhecendo. Ainda me embanano para identificar cada choro, mas já me dou bem para amamentá-la, como se existisse um sincronismo entre a fome dela e a produção de leite. Ela ainda não interage além dos sorrisos, eita moça risonha, também quase não chora, salvo em caso de fome ou algum incomodo.
Em breve vou colocando o que descobri em cada mês que vier.
Noticias
Olá, tenho ficado ausente do blog por conta do nascimento da minha filhota. No dia que escrevi a última postagem, do dia 05/11, minha bolsa estourou e fui ao hospital. Sarah nasceu com 36 semanas e dois dias no dia 06/11 as 12h31 de parto normal. Ficamos no hospital até o dia 10, ela o tempo todo comigo. Em breve eu volto com fotos e notícias.
Notícias e Manual Básico de Etiqueta
Olá pessoal,
ando meio sumida do blog, atualmente estou de 36 semanas, porém a ultrassom que fiz hoje acusou 38 semanas, ou seja, reta final. Se a Sarah nascesse hoje ela poderia fazê-lo numa boa.
Navegando pela internet achei um artigo show do site Trocando Fraldas que dá dicas de etiqueta para a visita ao recém nascido.
Abaixo coloco o artigo:
Visitas ao Recém Nascido – Manual Básico de Etiqueta
Claro que a chegada de um bebê é um momento lindo, mas ao ganhar bebê a mulher fica cansada, o parto seja ele qual for, cesárea ou parto normal deixa a mais nova mamãe mais a fim de descansar. Sem mencionar que curtir o bebê e conhecer quem morou dentro do ventre por 9 meses é tudo de bom! O momento mágico é tão intenso que pode pegar de jeito o papai, os avós, os titios e os amigos. Mas saiba que há regrinhas para conhecer o novo membro da família e esse serzinho que acabou de chegar ao mundo.
Regras de etiqueta que são indispensáveis no pós parto e também para segurança do novo bebê. Quer saber quais são? Então veja só!
- Se você quer conhecer o bebê, seja por afinidade com os pais ou por amor mesmo, então o faça com um certo tempo depois do parto, ou seja, se você quer ir a maternidade e não foi convidado a tal, então segure a onda, não se ofereça! Para algumas mamães, receber visitas na maternidade não é uma coisa legal, ainda mais se você for com o marido junto, é um momento muito desgastante e de adaptação. Então se tiver intimidade o suficiente, pergunte quando poderá fazer a visita.
- Nunca, em hipótese nenhuma vá à casa de uma parturiente e seu recém-nascido com algum tipo de doença que possa contagiar, como gripe, virose, conjuntivite etc. Preservar a saúde da mamãe e também evitar contato dessas doenças para o recém-nascido que ainda não tem imunidade é essencial.
- Se você não tem muito costume ou intimidade o suficiente com a mamãe e o papai então não peça para pegar o bebê, espere que ela ofereça. E saiba que mesmo que já tenha tomado banho é necessário lavar as mãos sempre antes de pegar a criança. Evite beijar a criança e também ficar pegando nas mãos do bebê.
- A visita tem q ser a mais breve possível, eu sei que é muito gostoso um recém-nascido, mas nesses casos tem mesmo que ser breve. Então nada de ir esperando passar o dia, almoço, lanche e jantar ok? Ah e sempre ligue e marque um dia ou avise quando poderá ir.
- Leve um agrado para o bebê, mesmo que já tenha dado algo antes ou no chá de bebê, é de bom tom e a mamãe vai ficar superfeliz.
- Evite ir acompanhada de algum homem desconhecido para a mamãe pode ser desconfortável e constrangedor, normalmente no pós parto imediato a mamãe fica de pijama ou camisola mesmo se for em casa, então se for um namorado novo, ou mesmo um primo ou seu irmão seu deixe-o em casa.
- As mamadas são um momento intimo para mamãe e bebê então evite ficar quando for hora do bebê mamar, deixe-os sozinhos.
- Crianças… ai, esse é o problema, se for visitar uma recém mamãe, o ideal é ligar e perguntar se a criança pode ir, e se a criança for daquelas peraltas e não tiver com quem deixar, então deixe para fazer a visita outra hora, quando tiver alguém para ficar com a criança.
- Perfume forte é o ó! Rs pode irritar a mucosa sensível do bebê então prefira não usar. E se você fuma evite antes da visita.
- Lembrancinhas, nada de encher a mão na hora de ir embora! normalmente a mamãe faz mesmo para as primeiras visitas e sempre é um numero limitado de 1 por pessoa, a não ser que a anfitriã dê alguma a mais na sua mão ou insista para pegar mais quando é um doce ou algo assim e mesmo assim não exagere.
O que evitar de dizer a uma grávida.
Ouvimos cada coisa das pessoas quando estamos grávidas. A impressão é que, de certa forma, a gente vira um patrimônio público onde qualquer um pode dar palpite. Inclusive gente que nunca passou por isso...
As pessoas muitas vezes acham que estão ajudando e fazem com carinho, mas as vezes enche um pouco, principalmente quando são coisas negativas, essas eu dificilmente me seguro em dar uma boa resposta: "Na boa, eu não quero saber disso."
Abaixo coloquei uma imagem bem legal com as 21 coisas que deve-se evitar dizer a uma grávida, seja pq é coisa negativa ou simplesmente chata mesmo. E acrescentei mais algumas coisas que andei ouvindo das pessoas...
As pessoas muitas vezes acham que estão ajudando e fazem com carinho, mas as vezes enche um pouco, principalmente quando são coisas negativas, essas eu dificilmente me seguro em dar uma boa resposta: "Na boa, eu não quero saber disso."
Abaixo coloquei uma imagem bem legal com as 21 coisas que deve-se evitar dizer a uma grávida, seja pq é coisa negativa ou simplesmente chata mesmo. E acrescentei mais algumas coisas que andei ouvindo das pessoas...
22- Nossa que barriga enorme! Tá esperando gêmeos?
23- Vixi, você é tão magra que seu bebê não vai ter passagem.
24- Tal pesquisa mostra que tal coisa faz mal para você ou ao bebê.
25- Coma bastante para esse bebê não ficar desnutrido.
26- Seu peito é tão pequeno, será que vc vai ter leite? É melhor já deixar a fórmula comprada...
27- Vc sabe que o lado x da família tem tal doença e que o lado Y tem tal doença e que sua bb pode nascer com isso assim ou isso assado...
23- Vixi, você é tão magra que seu bebê não vai ter passagem.
24- Tal pesquisa mostra que tal coisa faz mal para você ou ao bebê.
25- Coma bastante para esse bebê não ficar desnutrido.
26- Seu peito é tão pequeno, será que vc vai ter leite? É melhor já deixar a fórmula comprada...
27- Vc sabe que o lado x da família tem tal doença e que o lado Y tem tal doença e que sua bb pode nascer com isso assim ou isso assado...
E para fechar com chave de ouro:
27- Você escolheu esse hospital? A amiga da amiga da prima da minha tia disse que uma conhecida morreu naquela maternidade...
27- Você escolheu esse hospital? A amiga da amiga da prima da minha tia disse que uma conhecida morreu naquela maternidade...
Vídeo de barriga de 33 semanas!
Olá amigos, esse é o vídeo da minha barriga de 33 semanas, vejam como a minha filhota pula quando conversamos com ela :D
Marcadores:
Barrida de 33 semanas,
chutes de bebê
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
A Sarah ainda não chegou, mas estamos na reta final, a barriguinha de oito meses começa a cobrar atenção e descanso. Nessas minhas andanças pela internet achei um artigo muito legal sobre os cuidados com o recém nascido e eu, como mamãe de primeira viagem, não deixo nunca de me interessar, pois as dúvidas são tantas! Mesmo com o curso de maternidade não é suficiente, é tanta informação que a gente se esquece, pois bem, vou transcrever o artigo maravilhoso da página SITE DA MAMÂE escrito em 2013:
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
1.Manchas na Pele
A pele do bebê recém-nascido é bem macia e sensível, mas às vezes podem ter algumas manchas que muitas vezes podem parecer alarmantes para os pais. Pontos mais vermelhos que podem estar presentes na pele do bebê recém nascido na maioria das vezes vão clareando ou sumindo conforme o bebê chega aos 2 anos de idade. Meu filho mais novo teve algumas manchas avermelhadas atrás da nuca, mas foi sumindo conforme os meses, e agora que ele está com 1 aninho já está bem clarinha quase não aparece mais.
Também pode haver uma erupção vermelha com pequenas saliências nas dobras do pescoço ou atrás das orelhas do bebê, onde a pele do bebê fica úmida. Podem aparecer áspero ao toque, como uma lixa, Nestes casos lave bem a pele com água corrente fria e não esfregue quando seca-lo. Você pode colocar um pouco de amido ou talco para evitar a umidade da pele.
Se você estiver preocupada com qualquer erupção cutânea ou se o seu bebê está doente ou com febre, leve ao pediatra. A prevenção é sempre melhor que remediar!
2.Acne
O bebê recém-nascido pode ter erupções conhecidas como acne brancas no nariz, queixo ou bochechas com freqüência. Estas acnes geralmente vão embora por conta própria, Isto ocorre devido ao efeito de hormônios maternos que ainda estão circulando no sangue do bebê.
3.Dermatite Seborreica
A Dermatite Seborreica é muito comuns em bebês, aparece como pele escamosa que formam crostas amarelas ou brancas na cabeça do bebê. Também podem aparecer em bebês recém-nascidos nas orelhas, sobrancelhas, pálpebras, ou até mesmo nas axilas.
Não é contagiosa, e provavelmente não vai incomodar seu bebê recém-nascido. Para limpar, use uma bola de algodão embebido com óleo de amêndoas e esfregue com cuidado até sair. Fique atenta na hora de lavar o cabelinho do seu filho, se você está tirando totalmente a espuma do xampu, resíduos de sabão pode provocar ainda mais a dermatite seborreica. Existem casos de dermatite seborreica avançada que é necessário usar algum tipo de xampu dermatológico indicado pelo dermatologista infantil.
4.Perda de peso do bebê recém-nascido
O bebê recém-nascido perde entre 10 a 12% do peso durante os primeiros dias de vida, Após algumas semanas logo após o nascimento o bebê volta a ganhar peso novamente, o esperado é ganhar de 120 a 200 gramas por semana durante as primeiras semanas, e depois entre 500 e 800 gramas por mês durante os primeiros seis meses.
Não se preocupe com a perda de peso nos primeiros dias, os bebês nascem com bastante líquidos e gordura para sobreviver até que eles ganhem rotina de alimentação regular.Verifique com seu o pediatra sobre qualquer dúvida que você estiver referente a amamentação e como amamentar o seu bebê corretamente.
5.Amamentando o bebê recém-nascido corretamente
Muitos bebês precisam de ajuda em amamentar corretamente , logo após o nascimento. Uma dica importante é levar a boca do bebê ao peito e verificar se a boca do bebê pegou toda a aureola do seio da mamãe. Você pode sentir dor no início da amamentação, mas deve melhorar depois de alguns dias. Aproveite para ler um artigo que fiz falando mais sobre a amamentação. Caso você perceba que a sucção do bebê não está sendo correta, converse com o seu médico para ver se ele pode estar complementando a amamentação do bebê com leite artificial.
6.Fezes escuras
As primeiras fezes do bebê são verde escuro, preto e grosso, mas depois disso, a cor das fezes do bebê devem ficar verde amarelado. Se o bebê for amamentado exclusivamente no seio, suas fezes serão mostarda clara ou amarela, se for amamentado com leite artificial, provavelmente serão mais escuras. Caso as fezes fiquem duras e com a cor mais escura provavelmente seu bebê pode estar ressecado, neste caso ofereça água nos intervalos das mamadas, meus dois filhos tiveram problemas de ficarem ressecado e a água no intervalo das mamadas foi um grande aliado para solucionar este problema.
7.Moleira (fontanela) incha ou afunda quando o bebê chora
A moleira do bebê assusta muitas mamães, e realmente é bastante sensível, mas não é algo para a mãe ficar desesperada, aproveite e leia um artigo que fiz falando mais sobre as moleiras do bebê. É normal quando o bebê chora a moleira afundar ou inchar.
Mas é importante reparar quando o bebê está mais calmo ou dormindo se a moleira está muito funda, caso estiver o bebê pode estar desidratado e é importante a consulta com o pediatra para fazer as avaliações necessárias. A moleira desaparece cerca de seis meses, e se fecha totalmente entre 12 e 18 meses.
8.Assaduras e alergias causadas pelo uso da fralda
A verdade é uma só quase todos os bebês têm assaduras em algum momento, geralmente ocorre com mais freqüência entre 4 e 15 meses, e é mais aparente quando os bebês começam a comer alimentos sólidos.
As causas mais comuns de assaduras são: fraldas sujas ou muito apertadas, fezes freqüentes, uso de antibióticos e alergia ao calor. As soluções incluem: mudança de fraldas com freqüência, escolha marcas que tenha uma boa ventilação e nunca aperte demais o fecho da fralda para evitar as assaduras e alergias, use creme de assaduras de qualidade e que contenham em sua composição a nistatina que ajuda a tratar e prevenir as assaduras.
9.Pele amarelada (mais conhecida como icterícia)
Meus dois filhos tiveram icterícia quando nasceram, ficaram com os olhos e corpinho amarelado, isso é comum em recém-nascido. O que eu fiz é sempre na parte da manhã antes do sol das 11 horas, deixar meu filho aproximadamente 20 minutos tomando sol em todo o corpo somente de fralda, na frente e de bruços também. E na parte da tarde também no sol das 15 e 16 da tarde que é bem suave. Com esse procedimento a icterícia dos meus filhos sumiram em 5 dias. Se o amarelidão não passar e se alastrar leve seu filho ao pediatra imediatamente. Se quiser saber mais detalhes sobre a icterícia leia o meu artigo falando mais sobre esse assunto: Icterícia no bebê
10.Umbigo do bebê
O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.
A mamãe deve elevar o coto umbilical suavemente e com um chumaço ou uma haste de algodão deve limpar bem a base onde o coto se insere na barriga. Retire qualquer secreção que lá esteja e enquanto o algodão sair escuro, repita a limpeza com novo algodão. Utilize uma gaze para secar caso o coto fique molhado em excesso. Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro.
Durante os cuidados, o bebê pode chorar, mas não se preocupe. O bebê não chora de dor, chora pelo incômodo da temperatura fria do álcool.
Um bebê recém-nascido realmente é bastante sensível e pode dar medo para algumas mães, mas com muito amor, carinho e dedicação esses medos logos são tirado de letra, e a mamãe se torna a cada dia mais experiente e superprotetora com o seu filho.
LAURA DINIZ CAMARGO
Artesã, designer no segmento infantil e blogueira, fundadora da empresa de lembrancinhas artesanais Cheirinho Gostoso. Ama seu esposo que é o seu grande companheiro e amigo, e o fruto dessa união nasceram 2 filhos lindos o Erick e o Patrick. Dedica as suas experiências como mãe e compartilha dicas e conteúdo de qualidade no Site da Mamãe.
Marcadores:
cuidados com o recém nascido
Assinar:
Postagens (Atom)








