Ultra com 12 semanas, é uma menina!

A médica da ultrassom foi extremamente gentil e ficou fuçando um bom tempo, e fiquei sabendo de algo muito show: Embaixo das perninhas do bebê tem esse voluminho que parece dois chifrinhos, pois bem são os lábios da pererequinha dela, ou seja é uma menina! :D se fosse menino iria ser mais pronunciado um dos chifrinhos, :D muito feliz com a descoberta, mas vamos ter mais certeza ainda nas próximas ultrassons, mas já é quase certo.

Deixe seu filho se sujar

Entrar em contato com ambientes não assépticos favorece não só a saúde da criança, mas também seu desenvolvimento psicológico
Se você é daquelas mães que têm arrepios ao ver uma criança toda lambuzada de chocolate ou que corre atrás do seu filho com um par de chinelos mal ele tira o sapato, pense melhor. Permitir que a criança se suje não só faz bem a ela, como é essencial para seu desenvolvimento.
"Os pais não podem criar os filhos dentro de uma redoma de vidro", diz o pediatra e neonatologista Jorge Huberman. Ele explica que cada indivíduo precisa desenvolver sua imunidade. A criança nasce apenas com a imunidade recebida da mãe durante a gestação, e começa a desenvolver seu próprio sistema a partir dos seis meses.
Por isso, é importante que os pequenos entrem em contato com o que muitos pais consideram como "sujeira": mexer na grama, rolar na terra e colocar alguns objetos na boca, desde que sempre sob supervisão de um adulto, são atitudes recomendáveis. Assim, eles podem criar anticorpos e construir um sistema de defesa natural do corpo, o que se torna impossível se as crianças são sempre mantidas em ambientes assépticos.
Depois da exploração de um ambiente menos higienizado - como um parque ou um quintal - basta dar banho na criança. Mas atenção: o excesso de banhos também é contraindicado pelo pediatra. "No verão, claro que a criança vai entrar mais vezes no chuveiro, até para se refrescar. Mas basta um banho com sabonete - os outros podem ser apenas com água", recomenda.
Estímulos
Ter contato com sujeira não só é importante para a saúde infantil, mas também para o desenvolvimento psicológico. Segundo a psicóloga antroposófica Sandra Stirbulov, todas as crianças precisam estimular os sentidos do tato, do movimento, do equilíbrio e da vitalidade para garantir um crescimento saudável. "O que não passa pelo sentido físico pode não ser decodificado mais tarde, atrapalhando o desenvolvimento da criança rumo à capacidade de abstração", diz ela.
E essa estimulação passa, naturalmente, pelo contato mais amplo possível com texturas, cores e cheiros - sempre submetido ao bom senso dos pais. Uma criança que está aprendendo a comer precisa entender que a comida é dada na colher, mas necessita igualmente tocar na comida para senti-la. Não tem mal algum deixá-la brincar com um pouco do alimento do prato.
"Os pais devem estar sempre atentos a proporcionar às crianças diferentes percepções sensoriais", defende Sandra, o que é impossível se você não deixa seu filho caminhar descalço na terra ou pintar desenhos com tinta a dedo.
Crianças que são privadas desta experimentação por pais excessivamente zelosos, que morrem de medo da criança apanhar uma pneumonia porque andou pela casa descalça ou não permitem que ela role na grama porque vai se sujar de terra, podem criar problemas para os filhos mais tarde. "Elas ficam indispostas a experimentar novas comidas, por exemplo. Antes mesmo de colocarem na boca, rejeitam um alimento novo", explica Sandra.
A dificuldade também pode se estender para a aprendizagem. "A criança que não entrou em contato com lama, terra, argila e outras materiais pode deixar de desenvolver, por exemplo, a motricidade fina - e ter problemas para segurar o lápis e escrever quando chega a fase da alfabetização", completa Cássia Franco, psicóloga especializada em terapia de casal e família. 

Dicas para deixar seu filho se sujar
- Deixe a criança brincar com tinta e pegar um pouco da comida quando ela ainda está aprendendo a comer
- Promova uma sessão de pintura ou escultura em casa, em família. Se suje junto com seus filhos: pintem um painel coletivo ou mexam com argila
- Permita que seu filho mexa na grama, na areia e caminhe descalço sobre superfícies de texturas e temperaturas diferentes
- Dê a ele brinquedos de materiais diferentes, com diferentes texturas. Evite que a criança tenha só brinquedos de plástico, que tem sempre a mesma textura
- Apresente a seu filho sons diferentes, colocando-o em contato com brinquedos que façam barulho - não os eletrônicos, mas a partir da intervenção da criança
- Estimule seu filho a experimentar cheiros diversos: ofereça uma florzinha ou explore com ele os temperos da cozinha
Fonte: http://delas.ig.com.br/filhos/deixe-seu-filho-se sujar/n1237575157144.html

A descoberta da gravidez

Sempre fui muito certinha com a minhas regras, coisa rara atrasar um dia sequer, aliás, nunca atrasa.  Foi bem no primeiro dia de atraso, exatamente final de abril que resolvi fazer o teste de gravidez e pimba! Deu positivo. Decidimos contar aos familiares apenas quando nos sentíssemos seguros, afinal, tivemos uma perda no ano passado e cometemos um grande erro em dar a notícia para a família e os amigos, gravidez se anuncia depois que passa da época de risco, e esse risco é de mais de 30% infelizmente. Decidimos avisar a todos quando eu estivesse com 16 semanas de gestação.
Corri atrás de vários exames necessários e tudo estava bem, pelo menos quase, uma infecção urinária foi acusada e tratada. Também estou maneirando bastante nos doces, claro que não sou de ferro e as vezes dou aquela pecadinha, mas é bem raro, troquei o açúcar de cada dia pela sucralose
Também estou maneirando nos pães, estou optando pelos integrais.

Quarto Montessoriano - uma boa idéia




Nesta etapa da minha vida, onde quero muito engravidar e ter um bebê, penso muito em maneiras que possam ajudar o bebê a se desenvolver melhor e o que me vem à cabeça é o quarto Montessoriano, você conhece?
O método Montessori foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori e privilegia a busca direta e pessoal do aprendizado.
O quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance. (O quaro vai mudando conforme o crescimento do bebê).

Valorizo muito essa ideia e quero segui-la!

Como pode ser observado nas imagens que coloquei para ilustrar, o berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama baixinha pra que a criança tenha mais independência pra deitar ou levantar.
O quarto é organizado pela criança com a ajuda dos pais. Ela deve saber onde encontrar seus brinquedos e objetos favoritos que devem estar acessíveis ao alcance da mão, isso ajuda a criança a saber se organizar desde cedo, por isso é legal usar móveis baixinhos.
As fotos, quadros, espelhos devem estar à altura do seu olhar, isso ajuda no desenvolvimento cognitivo.
A decoração deve ser de preferência minimalista, com poucos brinquedos em esquema de rodízio, para que a criança possa explorar cada objeto e desenvolver a concentração.
Viver de maneira mais simples ajuda no desenvolvimento =)

O que todo quarto montessoriano deve ter:
  • Espelho: deve ficar na altura do bebê, bem preso na parede, para que ele possa se conhecer; 
  • Barra: como aquelas de balé, também afixada na parede, pois é um estímulo para que o bebê a alcance para ficar de pé; 
  • Armário com poucas roupas e ao alcance do bebê para que ele possa se vestir sozinho. Se puder deixar a roupa do dia a dia em pequenas cestas, ele poderá escolher o que vestir; 
  • Cantinho da leitura: pode ser mesinha e cadeira de tamanho infantil ou mesmo um tapete no chão com uma cestinha de livros; 
  • Quadros e objetos decorativos devem ser colocados em uma altura que possa ser apreciado pelo bebê;
  •  Estante baixa: para guardar os brinquedos do bebê de forma organizada.

Abaixo algumas idéias de quartos montessorianos para quartos pequenos
E aí, o que acham?




Positivo: Contar ou não contar? Eis a questão...


Vejo por aí muitas meninas com o tão sonhado positivo em mãos, mostrando a novidade a todas no grupo, contando para todo mundo.

Pois bem, na minha primeira gravidez, eu não guardei segredos, contei para pai, mãe, irmão, sogro, sogra, cunhada, amigos, tava todo mundo muito feliz e ficaram extremamente tristes, quando a minha gravidez, entrando no 3 mês, não foi para a frente.
O mais duro de tudo isso é que diante de tanto sofrimento ainda tivemos que avisar a todos do acontecido. Eu tinha feito planos, não imaginava que pudesse acontecer o pior, e estava super feliz e ansiosa, afinal era a minha primeira gravidez e foi pá pum para conseguir engravidar, fiz o pré natal direitinho, e de repente o pior, a perda.
Não vou negar que o fator stress foi primordial para a perda do bebê, minha vida era atribulada, eu tinha um cargo de chefia e tinha que lidar com funcionários o tempo todo, além de um público nada gentil, as coisas eram difíceis.

Eu tinha perdido a gravidez, perdi meu chão, fiquei triste, passei horrores num hospital açougue em Santo Amaro conhecido como Hospital da Luz, voltei destruída, dolorida. 
Pouco tempo depois, como tudo na nossa vida, acabei superando, pouco a pouco, mas isso me serviu de lição, analisei a minha vida e tomei decisões pensando nesta vez no meu bem estar emocional, o financeiro eu deixaria para frente, antes viver com menos dinheiro e ser feliz, do que viver com muito e ser infeliz.

Estou providenciando o meu próximo positivo e uma coisa me vem à cabeça: Contar ou não contar, quando o positivo acontecer?

Eu tomei uma decisão drástica. Quando engravidar, não vou contar até que esteja tudo seguro, que esteja tudo certo de que essa gravidez vai vingar.

Essa decisão é a mais acertada, não dá para sair contando e depois, caso as coisas não saiam como deveriam, ter que ficar explicando que não deu certo, é muito chato mesmo!

Por isso deixo o meu conselho às tentantes como eu, não contem a todos os seus conhecidos do seu positivo, guarde essa notícia ao seio familiar: Marido, Filho, Mãe, Pai. Para o restante, espere a primeira ultrassom pelo menos, ok?




Receitinha do dia-a-dia de tentante o que mais ajuda?

Olá meninas, vejo sempre muitas futuras mamães na corrida com as receitinhas que ajudam na fertilidade e manutenção da gravidez, pois bem, vou citar algumas coisas que além de fazer bem, pode ajudar e muito no alcance do tão sonhado positivo. Eu vou passar aqui o que eu tenho feito para conseguir o meu tão sonhado positivo, tenho variado muito o meu cardápio e incluído alguns dos itens mais conhecidos pelas tentantes.


Abaixo alguns do produtos que ando consumindo para auxiliar na minha futura gestação.



- Inhame - forte aliado na fertilidade feminina, pode ser consumido, cozinho (numa sopa, ou como purê), cru (chá com a casca, ou batido no liquidificador com outras frutas, como vitaminas e sucos). 

Eu tenho consumido inhame batido com vitamina de abacate e congelado em saquinhos de sorvetes (conhecido como sacolé, geladinho, gelinho, dindin etc). Também tenho consumido inhame cozido com batata ou mandioquinha, em forma de purê.



- Abacaxi - É um fruto maravilhoso para auxiliar na implantação do embrião, eu como quase que diariamente em natura mesmo, duas fatias fartas todos os dias.


E mesmo conseguindo o positivo vou continuar consumindo.








Gelatina - é um alimento extraído do colágeno que, quando digerida, fornece aminoácidos importantes para reconstituição e regeneração de algumas articulações.
A gelatina não tem gorduras e é uma alternativa doce que pode ser consumida na versão diet, podendo fazer parte de uma dieta para emagrecimento ou apenas para o rejuvenescimento da pele por causa do colágeno.

Outra opção de gelatina: Gelatina de agar agar

Como as gelatinas comercialmente encontradas no supermercado contêm uma grande quantidade de corantes, recomenda-se trocá-la pela gelatina de Ágar-Ágar, que é igualmente benéfica. Porém, esta gelatina não é uma fonte de colágeno animal, trata-se de uma gelatina de origem vegetal que pode ser consumida pelos vegetarianos também.

Eu consumo um potinho de 50ml por dia, como sobremesa, uma dica é dissolver a gelatina e colocar frutas picadas dentro, hummm delícia. Atualmente estou procurando pela gelatina Agar Agar, mas está difícil.


Os produtos abaixo eu costumo misturar no iogurte natural toda manhã.

- Maca peruana - A planta Maca (Lepidium peruvianum – Lepidium meyenii) é uma erva medicinal também conhecida como Maca-Andina,Maca-Peruana, Peruvian Maca, Maca lepidium, Planta Maca, Maca Powder Maca Ginseng, dentre outros nomes populares. É uma planta que se assemelha a um nabo e cresce nas montanhas andinas do Peru. 
A erva não possui restrições de uso durante a gravidez. Na verdade, A Maca-Peruana mantém os níveis de progesterona alta e os hormônios em equilíbrio, o que é benéfico para uma mulher grávida que está em seu primeiro trimestre de gestação. A grande quantidade de sais minerais, aminoácidos e vitaminas na raiz também a tornam um suplemento pré-natal nutricional. 
Eu consumo a maca peruana toda manhã, duas colheres de sobremesa misturada ao iogurte.

- Castanha do Pará - é rica em selênio (mineral que atua na produção de hormônios da tireoide, importante para pessoas com hipotireoidismo), o selênio, assim como a vitamina E, é um importante antioxidante e pode melhorar nossa resposta imune. Tem que consumir no máximo duas, pois selênio em excesso é tóxico.
Também é fonte de cálcio e magnésio, dois minerais importantíssimos para a saúde óssea e prevenção de osteopenia/osteoporose.

Eu consumo uma, no máximo duas castanhas por dia picadinha no iogurte natural com outros grãos que cito logo abaixo.


- Amendoim - é uma semente oleaginosa que possui nutrientes e vitaminas importantes para o equilíbrio do organismo, manutenção da saúde e, por isso mesmo, auxilia no tratamento de algumas doenças. 



 No caso das grávidas, um adicional de 10 gramas desta proteína por dia ajuda a construir, regenerar e manter tecidos da mãe e do feto. “É importante ressaltar que a gordura presente no amendoim vem principalmente de ácidos graxos poliinsaturados, que são benéficos para a saúde.  (vale ressaltar que se tiver algum parente direto com alergia a amendoim, evite-o)
Eu costumo comer 8 gramas por dia (8 grãos), picados e misturados ao meu iogurte natural.





Castanha de Caju - Contêm duas vezes mais concentração de ferro do que um bife, ajudando a carregar oxigênio pelas células do sangue, melhorando o cansaço e a concentração. Sua composição possui uma grande variedade de nutrientes como: proteínas, gorduras, selênio, magnésio, cálcio, ferro, potássio, zinco e fósforo, carboidratos, ácido linoleico, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B5 entre outras. 
Eu consumo dois grãos por dia, não mais que isso, por conta do selênio que também está presente, eu misturo no iogurte natural também picadinha.



Castanha de Baru - O baru, fruto acastanhado do Cerrado pouco conhecido no país, além de iguaria saborosa e nutritiva, apresenta grande potencial antioxidante e, portanto, poder para combater processos inflamatórios e doenças crônico-degenerativas, tais como artrite, câncer, diabetes, hipertensão e enfermidades cardiovasculares,
são mais ricos em compostos importantes à manutenção da saúde - a exemplo dos ômegas 3, 6 e 9, com 81% de ácidos graxos insaturados
A castanha do baruzeiro tem sabor semelhante ao do amendoim e é rica em proteínas, ácido graxos, fibras, minerais, além de ser uma ótima fonte de ferro e zinco. 
Eu consumo de duas a três por dia, também picada e misturada ao iogurte natural.

Bem meninas, é isso, essa é a minha receitinha da fertilidade e de manutenção à gravidez, lembrando que se a grávida tiver alguma carência nutritiva ou estiver abaixo do peso, ela necessitará de 300 calorias a mais por dia no cardápio desde o inicio da gestação, e as demais grávidas devem consumir essas 300 calorias a mais depois do 5º mês de gestação.

Ah, e evitem consumir refrigerantes, e todos esses sucos artificiais, pois são verdadeiros venenos para a saúde.
:)

Seguidores

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Instagram

Andy e Sarah Macetes de mãe Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados