Foco na rotina saudável!
-
Sempre escutei falar que após algum tempo fazendo a mesma coisa, qualquer
coisa, viraria rotina... Pois bem, mesmo minha nutricionista não me
aconselha...
Mostrando postagens com marcador gravidez. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador gravidez. Mostrar todas as postagens
Barriga de 26 semanas, Sarah pulando enquanto a mamãe canta
Muito danadinha essa nossa filhota, olha só ela pulando enquanto a mamãe canta:
Ela reage muito bem quando cantamos músicas de MPB, o papai curte cantar músicas da Legião Urbana, as mais calmas e ela adora. Também uso uma faixa que fiz de tecido, onde instalei dois fones de ouvido e ligo no MP3 player e ala curte muito, tem músicas clássicas e MPB em vozes contraltos como Cássia Eller e Marisa Monte. Também temos alguma música infantis dessas bem bonitas e bem cantadas :) No finalzinho do vídeo, minha barriga endureceu, aquilo foi uma contração de Braxton Hicks que é absolutamente normal. (Vide o post logo abaixo)
Marcadores:
gravidez
A Sarah já começou a ganhar alguns presentes :)
Não é de hoje que a Sarah anda ganhando presentinhos, o Titio já deu um presentão, um monte de bodys para a Sarah passar o verão inteirinho numa boa, isso muito antes de sabermos se seria menina ou menino :)
A Sarah está muito agitadinha, pula bastante, principalmente depois que eu me alimento, dia 27/07 ela ganhou uma cadeirinha de bebê para automóvel, um lindo macacãozinho e um pacote fraldas de recém nascido, presentes dados pelo vovô e pela vovó de coração. Fiquei mega feliz pelos presentes e aos poucos vamos conseguindo as coisinhas dela, ainda falta bastante coisa, mas sei que em breve conseguiremos adquirir tudo.
Hoje completamos 22 semanas e em breve vamos fazer a ultrassom de segundo trimestre, dia 4 de agosto.
Eu também ganhei alguns presentinho, afinal, mãe grávida também carece de algumas coisinhas, dia 24/07 minha mãe me deu algumas roupinhas de grávida que vieram bem a tempo, eu já estava sem roupa de sair, pois a barriguinha, que não é tão grande assim, já me fez perder uns 3 números, minhas calças jeans não me cabem mais, as camisetas de sair, só duas me servem, estava ficando chato repetir roupa sempre, amei o presente, inclusive as comprinhas do mercado, foi um ótimo presente de aniversário :)
Os enjoos já passaram, até que enfim! Agora é só a azia. Estou evitando dirigir sempre, pois é complicado ficar sentada muitas horas, incomoda bastante, o cineminha está fora da rotina por enquanto. Acho que não sou a única gravida a evitar cinema, coisa mais rara é vê-las no cinema, eu nunca reparei.
Barriguinha de 19 semanas
Essa foto foi tirada hoje, num sabadão de inverno no dia do jogo perdido do Brasil, eu nem quis assistir, e fiz muito bem.
Do 1º ao 4º mês - um pouco do que anda acontecendo
O primeiro mês de gravidez começou bem, entrando no segundo mês os enjoos vieram com tudo, só não vomitei por pouco, a azia também estava bem presente.
No terceiro mês senti os primeiros movimentos e soube através do ultrassom morfológica de primeiro trimestre que o nosso bebê era uma menininha, mas a médica da ultra pediu para esperarmos até 16 semanas para fazermos outra ultrassom.
Com 15 semanas resolvi trocar de obstetra, fiquei extremamente insatisfeita com as consultas relâmpagos que eu sempre tinha com o médico, além disso, ele se recusava a passar qualquer remédio para me aliviar dores ou enjoos, além de reclamar do quanto o plano médico lhe obrigava a passar o mínimo de exames, o que era um absurdo, eu sempre tinha que quase discutir com ele, além de esperar muito tempo para ser atendida, por conta de haver uma total desordem na hora de chamar as pacientes, e foi a melhor coisa que fiz, a nova obstetra respeita os horários marcados e a infraestrutura do lugar é bem mais agradável.
Com 16 semanas fizemos uma outra ultra e nela confirmamos mais uma vez que se trata de uma menina, escolhemos o nome Sarah, a nossa princesa.
Com 17 semanas demos a notícia para os familiares através de um vídeo que montados com a ultrassom, bem no dia do jogo da copa onde naquele dia, pelo menos o Brasil ganhou de goleada do Camarões (23 de junho 2014).
Com 18 semanas, os movimentos que antes pareciam bater de asas de borboletas se tornaram pulos, daqueles que a gente leva um susto.
Dia 05 de julho senti a Sarah virar de um jeito super forte, ela passou os pés para o lado do útero que estava vazio, nossa como doeu, dei um gritinho, mas foi uma dor muito rápida.
Com 19 semanas, senti finalmente que os enjoos foram embora, uma pena que a azia persiste firme e forte, também estou sentindo os movimentos da Sarah mais do que nunca, ela gosta de se mexer mais durante a tarde e inicio da noite, descobri que ela reage quando canto a música Catedral, ela dá cada pulinho, uma delícia, também ando sentindo mais dores no útero e na bexiga, mas até agora pelo que pesquisei é normal.
Dia 17 agora tenho retorno com a nova obstetra e espero que ela me peça o ultrassom morfológica de segundo trimestre.
Semana que vem pretendemos pintar o quartinho da nossa princesa, a tinta já está comprada, vamos pintar também algumas prateleiras que já tínhamos de branco, em breve coloco aqui as fotos de como tudo está ficando.
Semana que vem pretendemos pintar o quartinho da nossa princesa, a tinta já está comprada, vamos pintar também algumas prateleiras que já tínhamos de branco, em breve coloco aqui as fotos de como tudo está ficando.
Marcadores:
gravidez
A descoberta da gravidez
Sempre fui muito certinha com a minhas regras, coisa rara atrasar um dia sequer, aliás, nunca atrasa. Foi bem no primeiro dia de atraso, exatamente final de abril que resolvi fazer o teste de gravidez e pimba! Deu positivo. Decidimos contar aos familiares apenas quando nos sentíssemos seguros, afinal, tivemos uma perda no ano passado e cometemos um grande erro em dar a notícia para a família e os amigos, gravidez se anuncia depois que passa da época de risco, e esse risco é de mais de 30% infelizmente. Decidimos avisar a todos quando eu estivesse com 16 semanas de gestação.
Corri atrás de vários exames necessários e tudo estava bem, pelo menos quase, uma infecção urinária foi acusada e tratada. Também estou maneirando bastante nos doces, claro que não sou de ferro e as vezes dou aquela pecadinha, mas é bem raro, troquei o açúcar de cada dia pela sucralose
Também estou maneirando nos pães, estou optando pelos integrais.
Novas Recomendações Nutricionais para Gestante
Gente eu não sou nutricionista, mas como boa bibliotecária procuro pesquisar as fontes para saber da veracidade. Eu recomendo que cada mamãe procure uma nutricionista.
Abaixo a matéria sobre recomendações nutricionais.
| A gestação compreende um período de grande vulnerabilidade para a mãe, em razão das várias transformações em seu corpo, e para o feto, em razão do seu crescimento e desenvolvimento. Tais transformações implicam em aumento nos requerimentos de macro e micronutrientes. De acordo com a nutricionista Dra. Rita Maria Monteiro Goulart, as quantidades de energia, proteína e demais nutrientes são mais elevadas a fim de atender as necessidades requeridas para o desenvolvimento do feto e formação de estruturas maternas durante a gestação (placenta, útero, glândulas mamarias e sangue), assim como a constituição de depósitos energéticos da mãe utilizados durante o parto e lactação. As necessidades energéticas variam com o peso pré-gestacional, quantidade e composição do ganho de peso, estágio da gravidez, nível de atividade física e aumento de seu metabolismo basal. Para avaliação do peso corpóreo, tem sido recomendados diferentes métodos, dentre eles, destaca-se a utilização do Índice de Massa Corpórea (IMC) pré-gestacional. O IMC é calculado utilizando-se o peso em quilogramas (kg) dividido pela estatura em metros ao quadrado. Com base em um estudo de 1990, do National Institute of Health, as diretrizes para o ganho ponderal na gravidez são baseados no IMC pré-gestacional. Nas recomendações atuais, do ponto de vista calórico, a recomendação da Recommende Dietary Allowances (RDA,1989), tem sido adicionar 300 calorias à dieta normal, com início no segundo trimestre da gestação. Mulheres que iniciam a gravidez com baixo peso ou adolescentes (com menos de cinco anos pós-menarca) devem aumentar sua ingestão calórica em 300 calorias desde o início da gravidez. Por outro lado, mulheres que iniciam a gravidez com sobrepeso ou obesidade, nenhum aumento calórico é recomendado, sendo importante acompanhar a evolução da gestante o que permitirá nortear as orientações dietéticas. Em relação as proteínas, a ingestão deve ser aumentada em razão da sua contribuição específica para o crescimento e porque uma dieta pobre em proteínas, quase sempre, carece de outros nutrientes. Recomenda-se a ingestão de 60 gramas diárias (RDA,89), o que, segundo o Comitê FAO/OMS, 1985, significa aproximadamente um adicional de 6g/dia. Em relação aos macronutrientes, até o momento, não ocorreram modificações. No entanto, em relação a alguns micronutrientes, já temos disponíveis as Dietary Reference Intake (DRI). Estas novas recomendações começaram a ser estudadas em 1994, pela Food and Nutrition Board quando foram formados Comitês para definir como deveriam ser revisadas as RDAs. Como resultado destes estudos, temos publicados três grupos de nutrientes, a saber: 1º grupo (editado em 1997): Cálcio, Fósforo, Magnésio, Flúor e Vit D; 2º grupo (editado em 1998): Complexo B e Colina 3º grupo (editado em 2000): Antioxidantes (Vit C, E e Selênio) Nutrição na Gestação e Lactação A gestação é um fenômeno fisiológico que acarreta uma série de modificações no organismo materno, com a finalidade de garantir o crescimento fetal, proteger o organismo materno e ainda, possibilitar a recuperação da puérpera e a nutrição de recém-nascido. Essas modificações se fazem evidentes nos aparelhos cardio-circulatório, digestivo, respiratório, ósteo-articular, além de modificações metabólicas, endócrinas, hematológicas e mamárias, o que exige um maior consumo de nutrientes. Por outro lado, segundo a Profª. Dra. Marta Edna Holanda D. Yazlle, sabe-se que vários fatores podem interferir no crescimento fetal. Alguns estudos demonstram que a carga genética e o ambiente em que vive a gestante influem neste processo, e algumas características maternas, tais como idade, peso e estatura, paridade, condição de nutrição e saúde, e nível sócio-econômico, guardam correlação direta com o crescimento e desenvolvimento. Deficiências Nutricionais na Gestação O estado nutricional da mulher, antes e durante a gestação, está associado com o bem estar do feto. Se a gestante apresentar menores reservas nutricionais, há um maior risco do feto e do recém-nascido apresentarem déficit do desenvolvimento neurocognitivo, malformações congênitas, prematuridade, ganho de peso e/ou comprimento insuficientes, levando ao nascimento de crianças pequenas para a idade gestacional (PIG). Portanto, a desnutrição protéico-calórica e as deficiências de ferro, iodo, vitamina A e folato, principais problemas nutricionais na gestação, deverão ser avaliados com base no impacto que exercem não somente no organismo da gestante, como também na do feto/recém-nascido. De acordo com a Dra. Patrícia H. Rondó, além das deficiências nutricionais acima citadas, é importante ressaltar que a obesidade, problema emergente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, também é responsável por importantes alterações no binômio gestante/feto ou recém-nascido. Suplementos Nutricionais na Gestação O período gestacional tem que ser analisado em partes, já que as condições fisiológicas e nutricionais entre os três trimestres são distintas. A gestante no primeiro trimestre não apresenta alterações nas suas necessidades energéticas e de nutrientes, portanto, as recomendações nutricionais vigentes são para aquelas no segundo e terceiro trimestre. Além do mais, segundo a nutricionista Dra. Márcia R. Vítolo, a presença de vômitos e enjôo nos primeiros meses de gestação faz com que a gestante perca peso e não consiga manter a ingestão adequada de nutrientes. Esse quadro não implica na necessidade obrigatória de suplementação nesse período, pois o estado nutricional prévio da gestante, isto é, suas reservas nutricionais, é que vai influenciar no processo de embriogênese. A partir do segundo trimestre e principalmente no terceiro, as demandas de energia e nutrientes para a gestante estarão aumentadas, e portanto, o padrão alimentar vai exercer influência direta sobre a nutrição do feto. Os requerimentos nutricionais na gestação são mais qualitativos do que quantitativos, pois a proporção de aumento para proteínas, vitaminas e minerais é significativamente mais elevada quando comparada com a energia. Se a gestante possui estado nutricional prévio adequado e consegue manter a qualidade de sua alimentação, não necessita de suplementos nutricionais, com exceção do ferro que a OMS recomenda que todas as gestantes independente da presença de deficiências dietéticas ou bioquímicas devem receber dose profilática de ferro elementar na quantidade de 30 a 40 mg durante todo o terceiro trimestre. Quando a gestante apresenta valores de hemoglobina abaixo de 11 g/dl deve receber suplementação terapêutica de 60 a 120 mg diários de ferro elementar, do momento da detecção até o final da gravidez. A grande preocupação atual, principalmente nos Estados Unidos, é a prevenção de ocorrências de má-formação do tubo neural por deficiência de ácido fólico (folato). Esse fato pode ser comprovado com a observação das novas recomendações (DRIS, 1998), cujos valores para o ácido fólico são de 400 ?g para mulheres adultas e 600 ?g para gestantes. |
| Autores |
| Dr. Andrew Czeizel |
| Premiado cientista Húngaro vencedor do Prêmio Internacional de Pesquisa Científica da Fundação Joseph P. Kennedy Jr (USA) |
| Dra. Marta Edna Holanda D.Yazlle |
| Prof. Dra. do Dep. de Ginecologia e Obstetrícia da Fac. de Medicina da USP de Ribeirão Preto |
| Dra. Márcia Regina Vítolo |
| Nutricionista da Disciplina de Nutrição e Metabolismo do Departamento de Pediatria da UNIFESP. Doutora em Biologia Molecular pela UNIFESP. Professora Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências Médicas da PUC-Campinas. |
| Dra. Patrícia H. Rondó |
| Prof. Fac. Saúde Pública da USP, Médica Pediatra com Mestrado e Doutorado em Saúde Pública e PHD pela Universidade de Londres |
| Prof. Dra. Rita Maria Monteiro Goulart |
| Nutricionista. Mestre e Doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Docente na Universidade São Judas Tadeu e Universidade Municipal de São Caetano do Sul Fonte: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=21 |
Marcadores:
gravidez,
nutrição de gravidas
Maca Peruana, você conhece?
Olá amigas,
Hoje quero falar sobre esse tubérculo que anda em alta ultimamente: a Maca Peruana
O que é a maca peruana?
É um tubérculo (um tipo de raiz) com o formato bem parecido com o do rabanete, de cor bege amarelada é encontrado em algumas áreas restritas do Peru e Equador nas regiões da Cordilheira dos Andes . É rica em fibras, minerais (principalmente zinco, cálcio e ferro) e vitaminas A, C, D, E e as do complexo B.
Tem um gosto suave e pode ser encontrada aqui no brasil em capsulas e em pó.
Alguns benefícios:
Ela é rica em ferro, o que é uma ótima opção para prevenir anemias. Também é rica em cálcio, ou seja, auxilia na prevenção da osteoporose.
Dizem que pode aumentar apetite sexual, melhorando problemas de falta de libido e de infertilidade. Alguns estudos científicos relacionam a combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E com a formação dos hormônios sexuais do organismo, em tese, um viagrinha feminino.
Alivia os sintomas chatos da menopausa, aliviando as ondas de calor, graças a mesma combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E.
Por ser rica em fibras, aumenta a saciedade, ou seja, ajuda a emagrecer :)
Ajuda a prevenir o diabetes: por ser rica em fibras, evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, o que poderia levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.
Diminui cansaço, pois é rica em carboidratos complexos, responsável pelo fornecimento de energia aos organismo, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que participam das reações relacionadas à produção de energia do organismo.
O que a Maca Peruana pode fazer pelas tentantes?
Equilibrar os níveis hormonais nas mulheres
Aumentar a libido tanto no homem quanto na mulher
Melhorar a saúde dos óvulos
Aumentar o volume de líquido seminal, contagem de espermatozoides por ejaculação e motilidade dos espermas.
Para quem ela pode ser indicada?
Qualquer um pode consumi-la, pois ela ajuda a emagrecer, mas pode ser indicada principalmente para mulheres que tem:
Óvulos ruins
Endometriose
SOP (síndrome dos ovários policísticos)
Abortos de repetição
Preparação para IFV (inseminação artificial)
Infertilidade devido à stress.
Como consumir:
De 1 a 2 colheres de sopa da versão desidratada, em pó por dia. Já na versão em cápsulas, em média 500 mg ao dia.
Dicas para misturar nas refeições:
Duas colheres de sopa:
Com iogurte natural, mel.
Em frutas, sucos ou vitaminas dessas frutas,
ou como você bem achar melhor, misturado na farofa, no caldinho de sopa e por aí vai :)
Achou essa matéria interessante? Conhece uma mamãe tentante? Compartilhe com ela :)
Fontes:
Rumo ao positivo! :)
Marcadores:
aborto de repetição,
fertilidade,
gravidez,
Síndrome dos ovários policísticos,
SOP
Assinar:
Postagens (Atom)







