Dia 27, ontem, fui ao Ginecologista, dia 2 completará exatos 3 meses que fiz a curetagem e dia 10 de fevereiro fiz o tal e temido exame Histerossalpingografia, confesso que esse exame não é nada agradável, mas também não é insuportável, a única dor que senti foi a do empurrão do contraste lá dentro do útero, é uma dor diferente de cólica, mas ao mesmo tempo lembra da mesma, pois não tem como comparar com outra coisa, também não senti a tal pinçada, mas ela foi dada.
Pois bem, fui visitar o médico com os resultados do exame e o que já me disseram foi confirmado, tenho útero bicorno e é bem em forma de "Y", como mostra a foto lá no final da postagem.
Mas daí sempre existe a pergunta, o que vem a ser um útero bicorno? Confesso que no início eu só me contentava em ouvir as explicações: Ah é um útero em forma de coração. Mas depois de ter perdido uma gravidez de quase 12 semanas resolvi me aprofundar e muito sobre o assunto.
O Útero Bicorno é uma má formação uterina que ocorre ainda na divisão do útero durante a formação da criança de sexo feminino no útero materno.
Segundo as várias fontes que tenho pesquisado, essa é uma má formação congênita relativamente comum, tem muita mulher por aí que só descobre que tem útero bicorno depois de dar a luz, ou ainda depois de perder seu bebê.
O utero bicorno é detectável através do exame que fiz o Histerossalpingografia. este exame deveria ser feito por toda mulher que quer engravidar, pois ele mostra bem direitinho o formato do útero e caso seja descoberta essa anomalia, a mulher já poderá tomar providências para ter uma gravidez mais segura, tomando remédios que auxiliem no bom andamento da gravidez, e ainda, dependendo do caso e do perigo, fazer uma cerclagem para segurar a gravidez. Infelizmente esse exame só é passado em caso de aborto de repetição ou em idade acima dos 30 anos.
Quisera eu ter conhecido esse exame antes, pois quando fiz a minha primeira ultrassom ainda antes de engravidar, ouvi de uma médica a explicação sobre útero em forma de coração e ponto, nada mais sobre os perigos, sobre o fato de poder ter abortos mais facilmente...
Alguns médicos veem coisas erradas com você, mas não te falam nada, tratam como coisa insignificante, tipo, vamos ver no que vai dar, se der certo bem, se não der era previsível.
Muito triste isso.
Portanto, sempre tente procurar um médico que seja ideal, sabe aquele médico que te fala a verdade e também te esclarece, esse sim é um bom médico. Confesso que estou gostando bastante deste G.O, ele tem me ajudado bastante no quesito esclarecimento.
Mas voltando ao médico que fui e do exame que mostrei, pois bem, meu útero é bem bicorno, em forma de Y e umas das minhas trompas não estão lá muito bem, infelizmente, mas nada que impeça de engravidar novamente, ja que consegui engravidar antes, aliás, engravidar é até fácil, o problema vai ser segurar a gravidez, pois bem, assim que eu engravidar devo passar no obstetra, fazer todos os exames e ainda tomar remédios para prevenir qualquer problema relacionado a abortos.
Oi, descobri que tinha útero bicorno ano passado quando engravidei!
ResponderExcluirEstava de 5 semanas e fui fazer a transvaginal, onde a médica só falou que eu tinha útero bicorno, e me explicou que ele é dividido no meio!
Eu nem me importei pq ela não falou q tinha nenhum problema!
Quando estava chegando na semana 7 comecei com um leve sangramento e fui ao médico! Ele me passou ultragestam e recomendou repouso. falou p voltar só em caso de sangramento maior!
Só que no dia seguinte já começou a sangrar muito mais., o rmédio não surtiu efeito, infelizmente perdi o bebê, mesmo tendo sido internada e tomando meedicação p segurar!
Hoje, depois de um ano, fiz o teste de farmacia e constatou que estou navamente gravida!
Desta vez entreguei nas mãos de Deus!
Vou marcar consulta com meu médico e o transvaginal semana que vem!
Sinto o canal vaginal sempre escorrendo algo... fico indo no banheiro toda hora ver oq é... não é nada graças a Deus!
Mais tenho que relaxar, pois já entreguei nas mãos do meu Deus, que permitiu que eu engravidasse novamente, então... é pq Eler quer né?
Solicitei a participação no grupo do facebook!
Por favor me aceite!
Beijos