Olá meninas, v
ejo sempre muitas futuras mamães na corrida com as receitinhas que ajudam na fertilidade e manutenção da gravidez, pois bem, vou citar algumas coisas que além de fazer bem, pode ajudar e muito no alcance do tão sonhado positivo. Eu vou passar aqui o que eu tenho feito para conseguir o meu tão sonhado positivo, tenho variado muito o meu cardápio e incluído alguns dos itens mais conhecidos pelas tentantes.
Abaixo alguns do produtos que ando consumindo para auxiliar na minha futura gestação.
- Inhame - forte aliado na fertilidade feminina, pode ser consumido, cozinho (numa sopa, ou como purê), cru (chá com a casca, ou batido no liquidificador com outras frutas, como vitaminas e sucos).
Eu tenho consumido inhame batido com vitamina de abacate e congelado em saquinhos de sorvetes (conhecido como sacolé, geladinho, gelinho, dindin etc). Também tenho consumido inhame cozido com batata ou mandioquinha, em forma de purê.
- Abacaxi - É um fruto maravilhoso para auxiliar na implantação do embrião, eu como quase que diariamente em natura mesmo, duas fatias fartas todos os dias.
E mesmo conseguindo o positivo vou continuar consumindo.
Gelatina - é um alimento extraído do colágeno que, quando digerida, fornece aminoácidos importantes para reconstituição e regeneração de algumas articulações.
A gelatina não tem gorduras e é uma alternativa doce que pode ser consumida na versão diet, podendo fazer parte de uma dieta para emagrecimento ou apenas para o rejuvenescimento da pele por causa do colágeno.
Outra opção de gelatina: Gelatina de agar agar
Como as gelatinas comercialmente encontradas no supermercado contêm uma grande quantidade de corantes, recomenda-se trocá-la pela gelatina de Ágar-Ágar, que é igualmente benéfica. Porém, esta gelatina não é uma fonte de colágeno animal, trata-se de uma gelatina de origem vegetal que pode ser consumida pelos vegetarianos também.
Eu consumo um potinho de 50ml por dia, como sobremesa, uma dica é dissolver a gelatina e colocar frutas picadas dentro, hummm delícia. Atualmente estou procurando pela gelatina Agar Agar, mas está difícil.
Os produtos abaixo eu costumo misturar no iogurte natural toda manhã.
- Maca peruana - A planta Maca (Lepidium peruvianum – Lepidium meyenii) é uma erva medicinal também conhecida como Maca-Andina,Maca-Peruana, Peruvian Maca, Maca lepidium, Planta Maca, Maca Powder Maca Ginseng, dentre outros nomes populares. É uma planta que se assemelha a um nabo e cresce nas montanhas andinas do Peru.
A erva não possui restrições de uso durante a gravidez. Na verdade, A Maca-Peruana mantém os níveis de progesterona alta e os hormônios em equilíbrio, o que é benéfico para uma mulher grávida que está em seu primeiro trimestre de gestação. A grande quantidade de sais minerais, aminoácidos e vitaminas na raiz também a tornam um suplemento pré-natal nutricional.
Eu consumo a maca peruana toda manhã, duas colheres de sobremesa misturada ao iogurte.
- Castanha do Pará - é rica em selênio (mineral que atua na produção de hormônios da tireoide, importante para pessoas com hipotireoidismo), o selênio, assim como a vitamina E, é um importante antioxidante e pode melhorar nossa resposta imune. Tem que consumir no máximo duas, pois selênio em excesso é tóxico.
Também é fonte de cálcio e magnésio, dois minerais importantíssimos para a saúde óssea e prevenção de osteopenia/osteoporose.
Eu consumo uma, no máximo duas castanhas por dia picadinha no iogurte natural com outros grãos que cito logo abaixo.
- Amendoim - é uma semente oleaginosa que possui nutrientes e vitaminas importantes para o equilíbrio do organismo, manutenção da saúde e, por isso mesmo, auxilia no tratamento de algumas doenças.

No caso das grávidas, um adicional de 10 gramas desta proteína por dia ajuda a construir, regenerar e manter tecidos da mãe e do feto. “É importante ressaltar que a gordura presente no amendoim vem principalmente de ácidos graxos poliinsaturados, que são benéficos para a saúde. (vale ressaltar que se tiver algum parente direto com alergia a amendoim, evite-o)
Eu costumo comer 8 gramas por dia (8 grãos), picados e misturados ao meu iogurte natural.
Castanha de Caju - Contêm duas vezes mais concentração de ferro do que um bife, ajudando a carregar oxigênio pelas células do sangue, melhorando o cansaço e a concentração. Sua composição possui uma grande variedade de nutrientes como: proteínas, gorduras, selênio, magnésio, cálcio, ferro, potássio, zinco e fósforo, carboidratos, ácido linoleico, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B5 entre outras.
Eu consumo dois grãos por dia, não mais que isso, por conta do selênio que também está presente, eu misturo no iogurte natural também picadinha.
Castanha de Baru - O baru, fruto acastanhado do Cerrado pouco conhecido no país, além de iguaria saborosa e nutritiva, apresenta grande potencial antioxidante e, portanto, poder para combater processos inflamatórios e doenças crônico-degenerativas, tais como artrite, câncer, diabetes, hipertensão e enfermidades cardiovasculares,
são mais ricos em compostos importantes à manutenção da saúde - a exemplo dos ômegas 3, 6 e 9, com 81% de ácidos graxos insaturados
A castanha do baruzeiro tem sabor semelhante ao do amendoim e é rica em proteínas, ácido graxos, fibras, minerais, além de ser uma ótima fonte de ferro e zinco.
Eu consumo de duas a três por dia, também picada e misturada ao iogurte natural.
Bem meninas, é isso, essa é a minha receitinha da fertilidade e de manutenção à gravidez, lembrando que se a grávida tiver alguma carência nutritiva ou estiver abaixo do peso, ela necessitará de 300 calorias a mais por dia no cardápio desde o inicio da gestação, e as demais grávidas devem consumir essas 300 calorias a mais depois do 5º mês de gestação.
Ah, e evitem consumir refrigerantes, e todos esses sucos artificiais, pois são verdadeiros venenos para a saúde.
:)